Não percam a oportunidade de visitar as exposições da 3ª Trienal de Arquitetura de Lisboa, que encerram no próximo domingo, dia 15 de dezembro.
Aberta desde setembro, a Trienal – intitulada Close, Closer – funcionou como uma plataforma para a pluralidade da prática espacial contemporânea. Os eventos e exposições apresentaram a arquitetura como uma disciplina que não é exclusiva aos profissionais, ou definida apenas por edifícios, mas como um campo cada vez mais amplo ao qual sociólogos, cientistas, curadores e artistas estão vinculados de forma dinâmica.
A seguir, uma lista das exposições gratuitas que ainda podem ser visitadas:
EXPOSIÇÕES NA SEDE DA TRIENAL
Anticlimax: a report on the metabolist dream
Da autoria de fala atelier, finalistas da primeira edição do Prêmio Début Trienal de Lisboa Millennium BCP para arquitetos com menos de 35 anos, esta exposição ilustra o cotidiano atual de um dos edifícios mais emblemáticos do século XX, a Nakagin Capsule Tower (Tóquio, 1972).
No Espaço que Separa as Coisas
Reencontro com a última moradora do Palácio Sinel de Cordes, numa instalação que combina fotografia e som, de Catarina Botelho e Helena Inverno.
Spaces of Action
Com curadoria de Maria do Mar Fazenda e Filipa Valladares, o projeto reúne diferentes abordagens ao espaço de ação privilegiado da arquitetura, observada enquanto história e sociologia, cenário político, paisagem e linguagem.
Radical Pedagogies
Um olhar crítico sobre uma série de experiências educacionais que marcaram o discurso e prática arquitetônica na segunda metade do século XX. O projeto integra uma pesquisa liderada pela Professora Beatriz Colomina e realizada pelos doutorandos da Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton.
Palácio Sinel de Cordes
Campo de Santa Clara, 144, Lisboa
Ter–Dom - 10:00–18:00
EXPOSIÇÕES EM OUTROS LOCAIS
Futuro Perfeito
Uma experiência imersiva que re(cria) a cidade do amanhã, esta exposição apresenta as paisagens, histórias e habitats do futuro, entre urbanismo e ficção, ciência e tecnologia.
Museu da Eletricidade
Av. de Brasília, Central Tejo
Ter–Dom - 10:00–18:00
A Realidade e Outras Ficções
Partindo da história e ocupações do Palácio Pombal, sete intervenções interativas exploram a noção de uso em arquitetura, estabelecendo um diálogo entre os visitantes e o espaço.
Carpe Diem Arte e Pesquisa
R. de O Século, 79, Bairro Alto
Ter–Qui - 15:00–20:00
Sex–Sáb -15:00–22:00
O Efeito Instituto
Doze instituições internacionais de referência em arquitetura realizaram no MUDE um programa de residências multi-eventos, iniciado no dia 12 de setembro. Veja o resultado deste fluxo dinâmico de atividade em diversos registros, incluindo vídeos e fotografias, nos arquivos, biblioteca e timeline d’O Efeito Instituto.
MUDE, Museu do Design e da Moda – Colecção Francisco Capelo
R. Augusta, 24
Ter–Dom - 10:00–18:00